Laboratório 01 - Bancada de Equipamentos

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Rosa Prof. MSc. José da Silva Maia 10 de agosto de 2011

Resumo Nesta experiência usaremos os instrumentos de bancada do laboratório para produzir

sinais diversos, além de realizar medições temporais sobre os mesmos. O intuito é desenvolver habilidades na manipulação dos equipamentos, compreendendo o fundamento teórico dos mesmos (Peso das questões: 1/17).

1 Painel de bancada

• Quais instrumentos compõem a bancada de experimentos?

• Quais os tipos e níveis de tensão que a bancada produz?

2 Gerador de funções

• Qual a função do gerador de funções?

• Quais as formas de onda produzidas pelo gerador de funções?

• Explique o que “duty-cycle”, e alterá-lo?

• Qual o intervalo de freqüências permitida pelo equipamento?

3 Osciloscópio

• Qual a função do osciloscópio?

• Explique suscintamente (sem enrolação) a fundamentação física para o funcionamento do osciloscópio.

• Quais os ajustes de tela para melhorar a visualização das formas de onda?

• Explique como medir a amplitude de um sinal periódico no osciloscópio (indique quais as chaves você deve manipular).

• Explique como medir a freqüência de um sinal periódico no osciloscópio (indique quais as chaves você deve manipular).

• Explique como medir a corrente usando o osciloscópio.

• Explique a diferença entre as posições AC-DC-GND dos canais.

• Qual a finalidade da chave source?

• Qual a finalidade da chave pull inv e a qual canal ele está associado?

• Qual a diferença entre as pontas de prova usadas pelo gerador de funções e aquelas usadas pelo osciloscópio?

• Qual a função da saída 2Vp-p e quais suas características elétricas?