Laboratório 02 - Curva de Operação do Diodo

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Rosa Prof. MSc. José da Silva Maia 10 de agosto de 2011

Resumo Nesta experiência determinaremos a curva de operação de um diodo real. Identificaremos

o componente, determinando sua orientação através do multímetro (Peso das questões 1/15).

1 Lista de materiais utilizados:

• Diodos 1N400X

• Resistores de potência 1kΩ (1W), 100kΩ (1/2W)

• Alicates (de corte e de bico)

• Fios para interconexão

2 Diodo

• (rel) Como você identifica os terminais ânodo e cátodo do diodo, visualmente?

• Qual a resistência do diodo

– R_{reversa} =  – R_{direta} =

• (rel) Com base na resistência, como se identifica os terminais ânodo e cátodo do diodo?

3 Polarização direta

• Monte o circuito abaixo (apenas conecte a fonte quando tiver certeza de que a montagem está correta):

Figura 1: Circuito de polarização direta do diodo

• Preencha a seguinte tabela. Nela você usará o multímetro para ajustar a tensão correta da fonte e posteriormente medirá a tensão (em V) e corrente (em mA) no diodo. A resistência será calculada pela lei de Ohm (em Ω). Todas as medidas são contínuas (modo CC ou DC do multímetro)

V_{fonte}  V_{diodo}  I_{diodo}  R_{diodo}

+0,0V +0,1V +0,2V +0,3V +0,4V +0,5V +1,0V +1,5V +2,0V +2,5V +3,0V +3,5V +5,0V +8,0V +10,0V +15,0V +20,0V +25,0V

4 Polarização reversa

• Use o mesmo circuito da polarização direta. Você agora produzirá valores de tensão negativos: para isso, simplesmente inverta os cabos de alimentação do seu circuito (apenas conecte a fonte quando tiver certeza de que a montagem está correta).

• Preencha a seguinte tabela. Nela você usará o multímetro para ajustar a tensão correta da fonte e posteriormente medirá a tensão (em V) e corrente (em mA) no diodo. A resistência será calculada pela lei de Ohm (em Ω). Todas as medidas são contínuas (modo CC ou DC do multímetro)

V_{fonte}  V_{diodo}  I_{diodo}  R_{diodo}
−1,0V
−5,0V
−10,0V
−15,0V
−20,0V
−30,0V

5 Efeito de carga

• Monte o circuito abaixo (apenas conecte a fonte quando tiver certeza de que a montagem está correta):

Figura 2: Efeito de carga com diodo

• Calcule a tensão no resistor de carga e meça a tensão desse resistor.

– RL_{calculado} =  – RL_{medido} =

• Usando um fio metálico, curto-circuite o diodo, calcule a tensão no resistor de carga e meça a tensão desse resistor.

– RL_{calculado} =  – RL_{medido} =

• Retire o fio metálico, desconecte uma das pontas do diodo, calcule a tensão no resistor de carga e meça a tensão desse resistor.

– RL_{calculado} =  – RL_{medido} =

• Monte o circuito abaixo (apenas conecte a fonte quando tiver certeza de que a montagem está correta):

Figura 3: Efeito de carga com diodo

• Calcule a tensão no resistor de carga e meça a tensão desse resistor.

– RL_{calculado} =  – RL_{medido} =

• Usando um fio metálico, curto-circuite o diodo, calcule a tensão no resistor de carga e meça a tensão desse resistor.

– RL_{calculado} =  – RL_{medido} =

• Retire o fio metálico, desconecte uma das pontas do diodo, calcule a tensão no resistor de carga e meça a tensão desse resistor.

– RL_{calculado} =  – RL_{medido} =

• (rel) Qual a tensão de “joelho” do diodo?

• (rel) Diferencie (sucintamente) um diodo de um resistor comum.

• (rel) Segundo o fabricante, qual a tensão máxima de polarização direta para uma corrente direta constante de 1A?

• (rel) Qual a corrente reversa esperada para o seu diodo, e em qual condição prevista para se atingir tal corrente de acordo com o fabricante?