Laboratório 05 - Retificação

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Rosa Prof. MSc. José da Silva Maia 10 de agosto de 2011

Resumo Nesta experiência lidaremos com circuitos retificadores (AC-DC ou CA-CC) em meia-

onda, onda completa e onda completa em ponte. Adicionalmente realizaremos medidas de tensão retificada média, eficaz, além do “ripple” da onda (Peso das questões: 1/23).

1 Lista de materiais utilizados:

• Transformador de tensão 127V_{ac}/220V_{ac} ⇒ 12 + 12V (fornecido pelo laboratório)

• Resistor de potência (R_{L}) de 100Ω (10W)

• Diodos 1N400X

• Alicates (de corte e de bico)

• Fios para interconexão

2 Retificação em meia-onda

• Monte o circuito abaixo (desligue o transformador da linha durante a montagem).

Figura 1: Circuito retificador em meia-onda

• Registre a forma de onda na entrada do retificador (V_{6−5}) na primeira matriz da Fig. 2.

• Registre a forma de onda sobre o diodo (V_{6−7}), que é a queda de tensão de acordo com o sentido da corrente na segunda matriz da Fig. 2 • Registre a forma de onda no resistor de carga R_{L} e a forma de onda no diodo na terceira

matriz da Fig. 2

Figura 2: Matriz para registro de retificação em meia-onda

• (rel) O diodo é adequado para esta retificação? Use a folha de dados do diodo.

• Com base na forma de onda obtida para o resistor de carga (V_{7−5}), determine:

– V_{dc}_{(7−5)} =  – V_{rms}_{(7−5)} =  – V_{ac}_{(7−5)} =

• Usando o multímetro, meça:

– V_{dc}_{(7−5)} =  – V_{ac}_{(7−5)} =

• (rel) Determine a potência dissipada pelo resistor de carga e o percentual de “ripple” da tensão retificada.

• (rel) Determine o período e a freqüência da tensão retificada.

• (rel) Qual o desempenho do transformador (use tensão AC de “ripple”)?

3 Retificação em onda completa

• Monte o circuito abaixo (desligue o transformador da linha durante a montagem).

Figura 3: Circuito retificador em onda completa

• Registre as formas de onda na saída do transformador (V_{6−5} e V_{5−4}) na primeira matriz da Fig. 4.

• Registre a forma de onda no resistor de carga R_{L} (V_{7−5}) na segunda matriz da Fig. 4 • Registre a forma de onda no resistor de carga R_{L} e a forma de onda no diodo “superior”

(V_{6−7}) na terceira matriz da Fig. 4

Figura 4: Matriz para registro de retificação em onda completa

• (rel) O diodo é adequado para esta retificação? Use a folha de dados do diodo.

• Com base na forma de onda obtida para o resistor de carga (V_{7−5}), determine:

– V_{dc}_{(7−5)} = – V_{rms}_{(7−5)} = – V_{ac}_{(7−5)} =

• Usando o multímetro, meça:

– V_{dc}_{(7−5)} =  – V_{ac}_{(7−5)} =

• (rel) Determine a potência dissipada pelo resistor de carga e o percentual de “ripple” da tensão retificada.

• (rel) Determine o período e a freqüência da tensão retificada.

• (rel) Qual o desempenho do transformador (use tensão AC de “ripple”)?

4 Retificação em ponte

• Monte o circuito abaixo (desligue o transformador da linha durante a montagem).

Figura 5: Circuito retificador em ponte • Registre a forma de onda na entrada do retificador (V_{6−5}) juntamente com a forma de

onda no resistor de carga R_{L} (V_{7−8}) na primeira matriz da Fig. 6.

• Registre no diodo entre os nós 6 e 8 (V_{6−8}) juntamente com a forma de onda no resistor de carga R_{L} (V_{7−8}) na segunda matriz da Fig. 6

• Registre a forma de onda no diodo entre os nós 6 e 8 (V_{6−8}) e a forma de onda no diodo entre os nós 6 e 7 (V_{6−7}) na terceira matriz da Fig. 6

Figura 6: Matriz para registro de retificação em onda completa

• (rel) O diodo é adequado para esta retificação? Use a folha de dados do diodo.

• Com base na forma de onda obtida para o resistor de carga (V_{7−8}), determine:

– V_{dc}_{(7−8)} = – V_{rms}_{(7−8)} = – V_{ac}_{(7−8)} =

• Usando o multímetro, meça:

– V_{dc}_{(7−8)} =  – V_{ac}_{(7−8)} =

• (rel) Determine a potência dissipada pelo resistor de carga e o percentual de “ripple” da tensão retificada.

• (rel) Determine o período e a freqüência da tensão retificada.

• (rel) Qual o desempenho do transformador (use tensão AC de “ripple”)?

5 Considerações finais

• Compare os desempenhos dos transformadores nos três retificadores.

• Compare os percentuais de “ripple” obtidos nos três retificadores.

• Compare a potência dissipada pelos resistores de carga dos três retificadores.