Laboratório 08 - Dobrador e Regulador de Tensão

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Rosa Prof. MSc. José da Silva Maia 10 de agosto de 2011

Resumo Nesta experiência lidaremos capacitores operando como dobrador de tensão e CI (circuito

integrado) para regulação de tensão (Peso das questões: 1/17).

1 Lista de materiais utilizados:

• Transformador de tensão 127V_{ac}/220V_{ac} ⇒ 12 + 12V (fornecido pelo laboratório)

• Resistor de potência 1kΩ (10W)

• Diodos 1N400X

• Capacitores eletrolíticos 100μF

• CI 7812

• Alicates (de corte e de bico)

• Fios para interconexão

2 Dobrador de tensão

• Monte o circuito abaixo (desconecte o transformador da linha durante a montagem).

Figura 1: Circuito dobrador sem carga

• Meça as seguintes tensões (atente para as polaridades):

– V_{8−5} =  (V em DC)  – V_{8−5} =  (V em AC)
– V_{5−7} =  (V em DC)  – V_{5−7} =  (V em AC)
– V_{8−7} =  (V em DC)  – V_{8−7} =  (V em AC)

• (rel) Explique (sucintamente) o funcionamento do circuito, com ênfase nos caminhos da corrente pelo circuito.

• Monte o circuito abaixo (desconecte o transformador da linha durante a montagem), incluindo o resistor R = 1kΩ na disposição apresentada.

Figura 2: Circuito dobrador com carga

• Meça as seguintes tensões (atente para as polaridades):

– V_{8−5} =  (V em DC)  – V_{8−5} =  (V em AC)
– V_{5−7} =  (V em DC)  – V_{5−7} =  (V em AC)
– V_{8−7} =  (V em DC)  – V_{8−7} =  (V em AC)

• Calcule as seguintes grandezas (lembre-se que o valor AC do multímetro é o valor eficaz da porção oscilatória do sinal medido, ou seja V_{ac}):

– f_{ripple} em R =  (Hz)  – %_{ripple} em R =  (%)
– P_{R} =  (W eficaz)  – %_{regulação} =  (%)

• (rel) Explique (sucintamente) o funcionamento do circuito, com ênfase nos caminhos da corrente pelo circuito.

• Monte o circuito abaixo (desconecte o transformador da linha durante a montagem), incluindo o resistor R = 1kΩ na disposição apresentada.

Figura 3: Circuito dobrador efetivo com carga

• Meça as seguintes tensões (atente para as polaridades):

– V_{8−5} =  (V em DC)  – V_{8−5} =  (V em AC)
– V_{5−7} =  (V em DC)  – V_{5−7} =  (V em AC)
– V_{8−7} =  (V em DC)  – V_{8−7} =  (V em AC)

• Calcule as seguintes grandezas (lembre-se que o valor AC do multímetro é o valor eficaz da porção oscilatória do sinal medido, ou seja V_{ac}):

– f_{ripple} em R =  (Hz)  – %_{ripple} em R =  (%)
– P_{R} =  (W eficaz)  – %_{regulação} =  (%)

• (rel) Explique (sucintamente) o funcionamento do circuito, com ênfase nos caminhos da corrente pelo circuito.

3 Regulador de tensão

• Monte o circuito abaixo (desconecte o transformador da linha durante a montagem), incluindo o resistor R = 1kΩ na disposição apresentada.

Figura 4: Circuito regulador com carga

• Meça as seguintes tensões (atente para as polaridades):

– V_{8−5} =  (V em DC)  – V_{8−5} =  (V em AC)
– V_{9−5} =  (V em DC)  – V_{9−5} =  (V em AC)

• Calcule as seguintes grandezas (lembre-se que o valor AC do multímetro é o valor eficaz da porção oscilatória do sinal medido, ou seja V_{ac-ripple}):

– f_{ripple} em R =  (Hz)  – %_{ripple} em R =  (%)
– P_{R} =  (W eficaz)  – P_{CI} =  (W eficaz)

– %_{regulação} = (%)

• (rel) Explique (sucintamente) o funcionamento do circuito, com ênfase nos caminhos da corrente pelo circuito.

• Monte o circuito abaixo (desconecte o transformador da linha durante a montagem), incluindo o resistor R = 1kΩ na disposição apresentada.

Figura 5: Circuito regulador com carga

• Meça as seguintes tensões (atente para as polaridades):

– V_{8−7} =  (V em DC)  – V_{8−7} =  (V em AC)
– V_{9−7} =  (V em DC)  – V_{9−7} =  (V em AC)

• Calcule as seguintes grandezas (lembre-se que o valor AC do multímetro é o valor eficaz da porção oscilatória do sinal medido, ou seja V_{ac-ripple}):

– f_{ripple} em R =  (Hz)  – %_{ripple} em R =  (%)
– P_{R} =  (W eficaz)  – P_{CI} =  (W eficaz)

– %_{regulação} = (%)

• (rel) Explique (sucintamente) o funcionamento do circuito, com ênfase nos caminhos da corrente pelo circuito.

4 Considerações finais

• Qual o efeito das cargas nos circuitos dobradores analisados?

• Compare as regulações com e sem CI de regulação.

• Compare a regulação realizada com diodo Zener e com CI de regulação.