Laboratório 11 - Transistor FET

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Rosa Prof. MSc. José da Silva Maia 10 de agosto de 2011

Resumo Nesta experiência lidaremos com o transistor FET através de ensaios de polarização

(Peso das questões: 1/5).

1 Lista de materiais utilizados:

• Transistores JFET (BF245)

• Resistores 1kΩ, 1MΩ

• Alicates (de corte e de bico) e Fios para interconexão

• Folha de dados do FET (disponível na página da disciplina)

2 Polarização de transistor

• Monte o circuito abaixo, usando a fonte simétrica estabilizada da bancada (mantenha-o montado a parte para usar posteriormente, em análise de amplificação).

Figura 1: Circuito para determinação de características do JFET

• Determine as correntes i_{D} (em mA), variando as tensões v_{DS} e v_{GS} conforme indicado na tabela abaixo:

v_{DS}
v_{GS} 0,0 0,2 0,5 1,0 2,0 5,0 10,0

0,0 −0,2 −0,5 −1,0 −2,0 −3,0 −5,0

• Plote a curva de comportamento do FET com base nos valores obtidos (lembre-se: para cada v_{GS}, você plotará uma curva i_{D} × v_{DS}

• Determine a partir desses resultados:

– v_{P} =  – i_{DSS} =

3 Considerações finais

• Explique as diferenças entre BJT e FET (seja sucinto)

• Projete um circuito de polarização usando o FET do experimento (usando a folha de dados para obter seus parâmetros característicos) com v_{DD} = 15V, v_{DS} = 5V e i_{D} = 1mA.